Bio_PT

Rui_bio

BIOGRAFIA

Nascido na ilha de São Jorge, o fotógrafo Rui Vieira tem captado magníficas paisagens, vendo desta forma o seu trabalho reconhecido em Portugal e também no estrangeiro, em revistas, concursos e websites da especialidade.

Os seus géneros fotográficos preferidos são as paisagens naturais, o mar e as zonas costeiras, principalmente nos momentos em que o sol nasce ou se põe.

Em 2005, aproveitando o espaço já existente na Papelaria Utilnova, decide colaborar com os pais e o irmão Carlos Duarte (www.carlosduarte.net),  criando a loja de fotografia Utilnova Digital, na qual trabalha como fotógrafo e operador de Minilab (certificado pela Fujifilm).
Nesta loja, podem encontrar-se algumas das suas fotografias impressas, bem como uma bela colecção de postais turísticos.

A determinada altura surgiu o desejo de criar e publicar um livro de fotografia sobre a ilha de São Jorge. Com o intuito de dar a conhecer a sua perspectiva das paisagens desta magnifica ilha, em Julho de 2008 nasceu “São Jorge pelo olhar de um fotógrafo”.

Em 2013 participou no Concurso Internacional de Fotografia de Natureza Asferico 2013, no qual foi reconhecido através da sua fotografia “Dreamscape“. Esta fotografia foi congratulada com o estatuto HIGHLIGHT na categoria Landscape, fazendo assim parte integrante do portfólio e também da contracapa do livro “Asferico 2013”.

Nos últimos anos a esta parte, Rui Vieira tem vindo a desenvolver trabalhos na área de fotojornalismo, sessões em estúdio, e pricipalmente tem feito reportagens de eventos e casamentos com uma nova abordagem, mais inovadora e moderna e menos tradicional, acompanhando assim as novas tendências simples, mas de grande impacto visual, transmitindo com excelência momentos, sentimentos e emoções.

 
AS FOTOGRAFIAS
As minhas fotografias têm como base a captura digital e a aplicação das tradicionais técnicas de filtrar a luz. As imagens são fotografadas no formato RAW de forma a garantir a maior qualidade possível. Uso posteriormente para a edição das mesmas em computador o Adobe Photoshop, no qual faço pequenos ajustes de luz, os tradicionais dodging and burning, ajustes de saturação, sharp e remoção de pontos originados por sujidade no sensor da máquina fotográfica, sendo estes os ajustes realizados pela maior parte dos fotógrafos profissionais de hoje, não sendo efectuada qualquer outra manipulação. As minhas imagens resultam de apenas uma só fotografia onde faço somente o uso da luz disponível no momento em que tiro essa mesma fotografia. Eu não faço montagens nem blendings de várias fotos e muito menos HDR em nenhuma das minhas fotografias.
Todas as minhas fotografias podem ser adquiridas impressas ou licenciadas e as mesmas podem ser disponibilizadas para uso Comercial ou Editorial. Caso não encontre a imagem que procura não hesite em Contactar-me pois o meu arquivo fotográfico apresenta muitas mais imagens do que as disponíveis neste site.
 
MATERIAL FOTOGRÁFICO
Canon 5D MARK III
Canon 5D MARK II
Canon 5D
Canon 16-35 f/2.8 L II lens
Canon 24 TSE II f/3.5 lens
Canon 24-70 f/2.8 L lens
Canon 24-105 f/4 L lens
Canon 50 f/1.4
Canon 100 f/2.8 L Macro lens
Canon 70-200 f/2.8 L lens
Lee filters, including a Circular Polarizer and Neutral Density Grads
Canon 580 EX Flash
Manfrotto 055 carbon fibre Q90 4-section Tripod
Lowepro Nature Trekker AW II Bag

?>
Hide layout